5 maneiras para o Gemini manter seu business alinhados

Com tantos e-mails, mensagens de chat e notificações de atualização de arquivos, pode ser difícil para vendedores e profissionais de marketing acompanharem colegas, parceiros e clientes — mas o Gemini pode ajudar. Na verdade, mais de um terço dos trabalhadores dizem ter enfrentado problemas de perda ou extravio de arquivos devido a falhas de comunicação.

Graças à IA generativa, agora existe uma maneira melhor de manter a sintonia e fazer mais. Confira cinco formas como o Gemini for Workspace pode ajudar:

1. Colabore em tempo real no mesmo documento com o Gemini

Como o Workspace funciona na nuvem, vendedores e profissionais de marketing não precisam anexar ou compartilhar diferentes versões de arquivos ao colaborar. Diferente de soluções tradicionais de produtividade, é possível trabalhar com pessoas dentro ou fora da sua organização no mesmo documento e em tempo real — mantendo todos alinhados e acelerando o retorno de feedbacks e aprovações. O Workspace funciona em praticamente qualquer dispositivo e local, permitindo edições e respostas a comentários até mesmo em movimento, via navegador ou app móvel.

“Não ter que lutar para descobrir qual é a versão mais atual de um arquivo e poder conversar à vontade sem pagar por minuto foi uma virada de chave na nossa empresa e na nossa cultura.”
— Michelle Araujo, Diretora Sênior de Experiência Digital dos Funcionários, Workday

2. Automatize tarefas repetitivas para focar em conteúdo de qualidade e receita

Equipes de vendas gastam boa parte do tempo escrevendo e respondendo e-mails. Com o Gemini no Gmail, é possível gerar rapidamente rascunhos de e-mails com o contexto da conversa. Também é possível resumir conversas, transformar transcrições de reuniões em ações e redigir respostas personalizadas. Com os comandos adicionais, é fácil ajustar o tom e o tamanho do e-mail.

Para marketing, o Gemini acelera tarefas rotineiras como criação de conteúdo. Ele pode gerar rascunhos de posts de blog, campanhas de e-mail e posts para redes sociais em segundos. E com o painel lateral no Docs, é possível criar conteúdos usando materiais existentes no Drive, como frameworks e apresentações — garantindo consistência em toda a comunicação.

“O Gemini definitivamente ajuda os resultados da Adore Me. Economiza tempo, dinheiro e torna o trabalho mais rápido, eficiente e colaborativo.”
— Ranjan Ray, Vice-Presidente de Estratégia, Adore Me

3. Realize pesquisas de mercado e crie conteúdo mais rápido com o Gemini

Para lançar novos produtos ou entrar em novos mercados, o app Gemini (gemini.google.com) ajuda a entender públicos-alvo e exportar os resultados para o Docs. Ele permite realizar pesquisas sobre demografia, interesses, dores e comportamentos online em minutos. Como os comandos são iterativos, você pode fazer perguntas adicionais ou se aprofundar em tópicos específicos.

Depois, transforme os dados em um briefing e use o recurso “Me ajude a escrever” no Gmail para enviar por e-mail. O Gemini também cria artigos, posts de blog e conteúdos sociais para acelerar o reconhecimento de marca.

“Anúncios com IA não só foram mais rápidos de criar, mas superaram os tradicionais com 31% melhor custo por compra, 80% mais cliques e 46% mais visitantes engajados.”
— Andy McDonald, Vice-Presidente de Tecnologia, Monks

4. Responda mais rápido às necessidades dos clientes

Preparar-se para reuniões com clientes pode ser demorado. O Gemini no Docs pode ajudar com roteiros, apresentações e perguntas para reuniões. Ele também simplifica informações técnicas: basta destacar o trecho e pedir ao Gemini para traduzi-lo em termos mais acessíveis. Depois, refine o texto com comandos como “deixe mais conversacional”.

“Ter uma ferramenta que transforma ideias mal escritas em conteúdo apresentável, tanto internamente quanto para clientes, é um superpoder para nossa empresa.”
— Caitlin Carey, Vice-Presidente Sênior, WebFX

5. Trabalhe com confiança em equipes distribuídas pelo mundo

O Gemini no Google Meet melhora chamadas com baixa qualidade de áudio ou vídeo. Também permite gerar planos de fundo personalizados e usar legendas traduzidas em tempo real para facilitar conversas com pessoas de outros países e idiomas. Após a reunião, o Gemini pode converter resumos em e-mails de acompanhamento.

“O Google Meet transformou a colaboração. Com o Gemini em prévia, estamos impressionados com os resumos de reunião e as ações registradas — nem precisamos editar no Google Docs.”
— Gene Mallory, Vice-Presidente de Estratégia Global de Local de Trabalho, Trellix

Fonte: Blog Google Workspace

Blog Netrw: Blog – Netrw Tecnologia

Para aumentar seu desempenho de vendas e marketing, confira o Guia Básico de Comandos: um guia rápido para comandos eficientes, recursos para aproveitar ao máximo o Gemini para Google Workspace.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!