Respostas automáticas no Gmail – Como configurar

Você gostaria de informar seus contatos sobre sua ausência em férias, feriados ou folgas semanais, evitando assim que as pessoas te liguem ou enviem diversos e-mails para sua caixa de entrada? Que aprender a configurar respostas automáticas no Gmail?

Gostaria? Ah, que maravilha! 

Vou te contar neste blog como configurar emails automáticos em respostas aos seus contatos utilizando o Gmail, vamos ver como funciona? Vem comigo!

  • Primeiro passo

Para configurar respostas automáticas, acesse as configurações do Gmail, no ícone de engrenagem na parte superior direita da tela.

Gmail

Configurações do Gmail

Selecionando o ícone, uma aba de configurações rápidas ficará disponível na parte direita de sua tela, acesse o ícone “Ver todas as configurações”.

Gmail

Aba de configurações rápidas

Nas configurações, acesse a aba “Geral” e desça a tela até o final, visualizando agora a opção “Resposta automática de férias”.

Gmail

Configurações de mensagem automática – Gmail

Ative suas mensagens automáticas clicando em “Resposta automática de férias ativada” e agora você pode editar sua resposta automática.

Gmail

Mensagem automática ativada

Veja também:

Quais são as ferramentas do Google Workspace?
Como Cancelar um e-mail enviado
09 Dicas para aumentar sua produtividade com Gmail

Logo abaixo da ativação, há a opção de configuração de início e fim da aparição da mensagem. Esta informação você pode editar também de acordo com sua necessidade.

No campo “Assunto”, escreva o título do email automático que você deseja enviar, como no exemplo abaixo.

respostas automáticas no Gmail

Exemplo de mensagem automática Gmail

Agora, no campo “Mensagem”, escreva o email que você deseja exibir aos contatos que lhe enviarem uma notificação via Gmail, como:

respostas automáticas no Gmail

Exemplo de mensagem automática com o Gmail

Como você pode ver na imagem acima, é possível adicionar imagens, links e editar seu texto, apenas acessando a aba de formatação, localizada acima do campo de mensagem, bem aqui:

respostas automáticas no Gmail

Barra de formatação 

Com tudo configurado, ainda é possível selecionar o destinatário de suas mensagens em duas opções, uma que restringe o envio das mensagens apenas para os usuários com o domínio de sua empresa ou para todos os seus contatos.

Você encontra essas opções logo abaixo do campo de rascunho da mensagem.

respostas automáticas no Gmail

Restrição de destinatários da mensagem automática

Com tudo configurado de acordo com sua preferência e pronto para uso, basta agora salvar sua mensagem, clicando em “Salvar alterações”, no fim da tela de configurações.

respostas automáticas no Gmail

Ícone para salvar alterações nas configurações do Gmail

Clicando na opção “Salvar alterações”, você será direcionado a sua caixa de entrada e será possível visualizar na parte superior da tela uma notificação em amarelo, confirmando que sua mensagem está devidamente ativa e funcionando. 

Dá só uma olhada no exemplo que criamos realizando sua função de resposta automática: 

Google Workspace

Teste de mensagem automática

Viu que legal?! Agora sua mensagem automática já está ativa e funcionando, seus contatos já estão visualizando seu recado!

Espero que tenha gostado do conteúdo, conte para mim nas redes sociais se essa dica que você aprendeu está fazendo sucesso no seu escritório!

Netrw – YouTube

Netrw – Instagram

Nos encontramos logo menos para mais conteúdos!